CONVERSAS ÍNTIMAS

Oi garotas, hoje em conversas íntimas vamos falar de pílula e tal, um assunto bem importante, então vejam ai algumas perguntas e respostas, que concertea vai ajudar vocês.

 Pílula: modo de usar

 

E se eu passar mal nos primeiros dias de uso da pílula?
É muito comum que nos primeiros três meses tomando pílula o organismo apresente alguma reação chatinha de aturar, como enjoos e dores musculares. No entanto, esses sintomas desagradáveis devem ir desaparecendo aos poucos, conforme o corpo se adapta. Porém, quando o quadro persiste por mais de três meses, sem nenhuma melhora, uma solução pode ser testar um novo medicamento. "O melhor é procurar novamente o seu médico e discutir com ele a melhor alternativa para o seu caso. Quem não se adapta com as pílulas tem ainda a possibilidade de testar métodos hormonais injetáveis, os adesivos, entre outras tantas opções", diz Antônio Júlio Sales Barbosa, ginecologista e obstetra do Hospital Santa Catarina, em São Paulo.
Quem fuma não pode usar anticoncepcional?
Não mesmo! E o papo é sério: a pílula pode causar alterações na circulação em quem já tem predisposição para sofrer com esse tipo de doença. E o cigarro só faz piorar a situação, pois também contrai os vasos sanguíneos, forçando o coração a trabalhar mais. "O resultado dessa combinação pode ser o aparecimento de um problema cardiovascular importante, no futuro", avisa Barbosa.
Tem que tomar sempre no mesmo horário?
Se você conseguir tomar sempre no mesmo período do dia - de manhã, à tarde ou à noite - já está de bom tamanho. Agora, se puder seguir um horário à risca, ainda melhor. "Quanto mais certinho você tomar, maior a garantia de que a pílula realmente vai funcionar", avisa Barbosa. Daí, quem quiser dar uma forcinha à memória, pode até colocar um alarme no celular.
Precisa fazer uma parada de vez em quando, para o corpo descansar?
A menos que você esteja tendo algum problema de saúde que justifique, não vale a pena correr o risco de engravidar ficando um ou mais meses sem tomar a pílula. "Essa recomendação era feita às mulheres na época em que as pílulas continham altas quantidades de hormônios e provocavam efeitos colaterais importantes. Hoje em dia, não há mais necessidade de se fazer essa parada", garante a ginecologista Rosa Maria Neme, que integra a equipe médica dos Hospitais Albert Einstein, Samaritano, São Luiz e Sírio Libanês, todos em São Paulo.
Se eu for pra praia, posso emendar uma cartela na outra, para adiar a menstruação? Ou isso faz mal à saúde?
A história de suspender completamente a menstruação ainda causa muita polêmica entre os médicos. Porém, se a estratégia de emendar uma cartela na outra for usada só de vez em quando, numa ocasião muito especial, não há com o que se preocupar. "Depois da viagem, bastará fazer normalmente a pausa e, na sequência, recomeçar o tratamento", explica Barbosa. Mas olha lá: não faça nadinha sem antes conversar com o seu médico, tá? "Não é interessante que isso vire um hábito. Quando emendamos a cartela, o corpo pode inchar um pouco mais e a pele pode piorar também", alerta Neme.
Tenho vergonha de chegar numa farmácia e pedir uma caixinha de pílula. O que eu faço?
Em primeiro lugar, procure uma farmácia que fique fora do seu bairro, onde todo mundo conhece você. Isso pode ajudar. Em segundo, leve a sua receita médica e apresente ao balconista. Assim, não vai nem precisar falar com ele. A história será resolvida rapidamente, em apenas alguns minutos.

É isso lindas, espero que tenham gostado!
beijos, muitos gatos e amassos :*

Nenhum comentário: